Escolher a cor de batom ideal para si

Escolher a cor de batom ideal para si

Se lê revistas sabe que as tendências da maquiagem mudam conforme as roupas e o clima. Existem batons para todos os gostos e feitios, batons para as várias estações do ano e para as diversas ocasiões festivas, actividades sociais mais conservadoras ou apenas para atrair o sexo oposto. Usar batom é hoje em dia uma questão de gosto pessoal, moda ou de estado de espírito. Quase todas as mulheres usam pelo menos uma vez na vida.

O batom e as estações do ano

As cores de batom no Outono são da gama das especiarias e tons de abóbora com castanhos e bronzes e vermelhos escuros. As cores de batons variam em tons escuros dos dourados aos castanhos. No Inverno é comum haver um retorno aos tons mais claros como os das pedras preciosas incluindo preto e branco. As cores de batom a utilizar durante o dia passam ainda pelos vermelhos.

Na Primavera surgem os tons pastel e tons pálidos mas brilhantes como o verde luminoso, os rosas, muito branco e esbranquiçado em jeitos das flores da Primavera. As cores de batons devem também ser pálidas na gama dos rosas e corais em glosses translúcidos. O Verão é marcado por roupas em cores mais brilhantes: as roupas tipo Havaiana e divertidas marcam a estação. As cores de batom podem ser várias, normalmente, brilhantes e mais translúcidas que no Inverno mas mais ousadas que na Primavera.

A sintonia do batom com quem o utiliza

Quando se pretende escolher as cores de batom há duas principais escolas que podem ser seguidas. As revistas associam as cores de batons às cores das roupas (princípio usado nos modelos) mas os tons de cabelo ou face podem não ficar bem com uma determinada matriz de cores de batons e não faz sentido usar esses tons só porque combinam com a roupa. Em segundo lugar e mais importante é que as cores de batom utilizadas devem combinar principalmente com a pessoa.

Existe uma ideia geral sobre que cores de batons ficam bem em que tipo de pessoas mas as cores de batom de noite são muito diferentes das cores de batom durante o dia. Isso acontece porque a luz da noite é muitíssimo diferente da luz do dia. Não há então problema em se acentuar alguns aspectos da maquiagem à noite e, se se gosta de um determinado tom deve usar-se.

Combinar-se o tom de cabelo com as cores de batom é um pouco estranho porque duas ruivas (ou louras ou morenas) podem não ter o mesmo tom de cabelo ou pele. O melhor é combinar a cor de batom com o tom de pele. Muitas pessoas têm tons de pele mais quentes e outras mais frios e as cores de batons podem jogar com o tom de pele natural da pessoa ou contrastar com ele.

Se procura uma cor de batom que jogue pelo seguro e lhe dê apenas um pouco mais de brilho procure um tom que seja apenas um pouco mais brilhante que o seu tom de lábio.

Na categoria: Maquiagem
Tags: , , , ,
Coloque esta página nos seus favoritos: permalink

Deixar uma resposta