Depilação definitiva a laser ou luz pulsada

Depilação definitiva a laser ou luz pulsada

É uma característica da maioria dos mamíferos ter o corpo coberto de pelos. Esses estão espalhados por todo corpo, sendo sua quantidade determinada principalmente por herança genética. Mesmo odiados pela grande maioria das mulheres, os pelos possuem como finalidade proteger importantes órgãos que garantem o desenvolvimento e a preservação da espécie humana. Além disso, os pelos tem ainda a função de diferenciar géneros, isto é, o homem possui mais pelos no rosto do que a mulher. Mesmo assim, são uma marca indesejada pela maioria das pessoas e isso não é de hoje.

O hábito de retirar os pelos é um procedimento que, apesar de poder causar certo incómodo, possui adeptos em todo o mundo há muito tempo. Grandes civilizações antigas como o Egipto e a Mesopotâmia, já faziam uso da depilação. Foi nessa época que se desenvolveu a chamada cera egípcia, uma mistura de derivado de cana-de-açúcar e mel que é usada até hoje.

Depilação definitiva, mais que uma questão estética

Atualmente a depilação deixou de ser só estética para se tornar parte da higiene pessoal. As técnicas também se diversificaram, surgindo a cada temporada novos recursos e instrumentos capazes de agradar qualquer mulher um pouco mais medrosa e mesmo para os homens, sim hoje em dia são cada vez mais os homens que procuram a depilação masculina.

Para quem não quer sofrer com as frequentes sessões de depilação, existe hoje no mercado técnicas que são chamadas de depilação definitiva. Separamos as duas principais que são a depilação a laser e a depilação com luz pulsada para explicar como funcionam:

Depilação definitiva a laser

A depilação a laser é a técnica mais comentada do momento e só pode ser aplicada por dermatologistas habilitados. A luz do laser quando direcionada à pele, destrói o folículo piloso imediatamente, incapacitando-o de produzir novos pelos. A duração do tratamento é de aproximadamente seis sessões dependendo das características do paciente.

Depilação definitiva com luz pulsada

Diferente da depilação a laser, a depilação com luz pulsada possui a propriedade específica de reduzir os folículos pilosos de maneira gradual. Em média, é um procedimento mais demorado do que o laser exigindo de duas a quatro sessões a mais que o primeiro.

Desconforto da depilação a laser e luz pulsada

Em ambos os procedimentos, pode haver algum desconforto inicial, uma sensação de aumento de temperatura, o que não é nada se comparado a uma sessão de depilação com cera quente.

Duração da depilação a laser e luz pulsada

Nenhuma depilação é definitiva apesar do nome. Depois de algum tempo alguns pelos podem voltar a crescer e por isso a necessidade de uma manutenção anual. No entanto, qualquer que seja o tratamento escolhido, a manutenção será direcionada apenas aqueles pelos mais teimosos ou tardios, sem a necessidade de fazer toda a região novamente. Ou seja o custo é também muito mais reduzido.

Cuidados a ter com a depilação a laser e luz pulsada

Especialistas advertem sobre a necessidade de não se expor ao sol durante aproximadamente um mês antes e depois do tratamento. Isso por que a radiação solar pode influenciar no procedimento além de fragilizar a pele. A utilização de um creme hidratante ou gel calmante após cada uma das sessões também é aconselhável.

Ambos os procedimentos não podem ser aplicados em mucosas ou em pessoas com doenças de pele como o câncer e o vitiligo. Portadores de marca-passo, mulheres grávidas ou lactantes também não podem ser expostas a esses procedimentos. Quem tem manchas de pele ou sardas precisa passar primeiro por uma avaliação.

Cabe salientar que consultar um bom profissional e certificar-se da qualidade dos aparelhos é garantia de um tratamento de sucesso. Então se você pretende conquistar uma pele lisinha, basta escolher o tratamento que melhor se adequa a sua necessidade e também ao seu bolso, seja a depilação a laser ou a depilação com luz pulsada.

Na categoria: Corpo, Cuidados com a pele
Tags: , , , ,
Coloque esta página nos seus favoritos: permalink

Deixar uma resposta