Benefícios do chá preto e do chá verde

Benefícios do chá preto e do chá verde

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo. Gostoso, saudável, sem gordura e quase sem calorias, é um poderoso aliado contra os efeitos nocivos dos chamados radicais livres, substâncias associadas a processos degenerativos e ao envelhecimento. Para quem se preocupa com qualidade de vida, gosta de produtos naturais e ainda quer perder alguns quilinhos, o chá é um excelente aliado. Os chás superaram modismos e, por isso, hoje continuam fazendo parte da dieta da população mundial.

Pensando nisso, separamos os dois chás mais consumidos no mundo para ajudar a esclarecer todos os benefícios que eles podem trazem para a saúde e para todos aqueles que desejam ter uma barriga lisa. Vejamos então os benefícios do chá preto e do chá verde, os benefícios para a sua saúde e bem-estar geral.

Benefícios do chá preto

O chá preto é de longe o mais conhecido podendo ser encontrado de diferentes formas, em saquinhos, in natura ou solúvel. Com grande concentração de antioxidantes, ajuda a eliminar os radicais livres e a promover um fluxo sanguíneo saudável.

Pesquisas apontam que ao se consumir uma grande quantidade de alimentos gordurosos o nível de lípidios (moléculas de gordura) aumenta. Isso estimula a produção de radicais livres, que provocam enrijecimento e constrição temporária dos vasos sanguíneos  principalmente em quem já tem doenças histórico de doenças cardiovasculares.

Segundo os especialistas, o chá atenua os efeitos nocivos dos alimentos gordurosos. O consumo do chá preto traz tanto o benefício dos bioflavonóides como da cafeína, que é vasodilatadora. Ao dilatar os vasos, a cafeína facilita a passagem das placas gordurosas. Então essas placas irão até o fígado, onde poderão ser destruídas, prevenindo o depósito nas artérias e ainda ajudar no processo de emagrecimento. Pode ser consumido tanto quente quanto frio.

Curiosidade: apesar da famosa frase “nem por todo chá da China” grande parte do chá preto consumido internacionalmente é produzido na Índia.

Benefícios do chá verde

Considerado um chá da moda no ocidente mas muito popular no Japão, onde já é consumido há muitos anos e já foi considerado um dos principais motivos da longevidade oriental.

O chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento mantendo sua coloração esverdeada, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.

Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, na prevenção do câncer, tendo efeito anti-envelhecimento e na queima de gorduras.

O chá verde auxilia na perda de peso, diminuição das taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, reduz o risco de artrose, aterosclerose dentre outras doenças degenerativas, tem ótima ação cicatrizante por uso tópico. O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.

Chá verde e chá preto para emagrecer

Para quem procura emagrecer, saiba que os chás, o chá verde, chá preto e outros, são ótimos auxiliares nesta tarefa, ambos possuem ação desintoxicante, digestiva e diurética. Além disso, as combinações de polifenóis em suas composições aceleram o metabolismo provocando uma sensação de saciedade.

Mas quem quer perder peso não deve substituir uma alimentação equilibrada apenas pelos benefícios do chá preto e do chá verde. O ideal é fazer uso do chá em conjunto com uma dieta saudável como por exemplo a dieta das calorias, pobre em gordura e açúcares, além de praticar alguma atividade física, como os exercícios para ter uma barriga lisa.

Na categoria: Bem-estar, Peso e dieta
Tags: , , , , , , , , ,
Coloque esta página nos seus favoritos: permalink

Deixar uma resposta