Como cuidar das cutículas

Como cuidar das cutículas

A cutícula é aquela pele que envolve o início da unha, uma forma de proteção que o organismo desenvolveu para evitar a ação de agentes externos como fungos e bactérias que podem causar irritação, alergias e até mesmo doenças graves. Esta parte dos dedos é particularmente sensível e deve ser tratada com algum cuidado, por isso hoje vou ensinar como cuidar das cutículas para ter umas mãos maravilhosas como toda a mulher merece ter.

Cortar ou não cortar completamente as cutículas

De uns tempos para cá, começou a ser discutida as desvantagens de se tirar completamente as cutículas ao se fazer as unhas. Essa proteção, que muitas mulheres preferem tirar não está lá por acaso. Existem casos de contaminação por HIV e Hepatite, doenças graves, que por uso de alicates que foram expostos aos vírus através de sangue contaminado, transmitiram a outras pessoas, essas doenças, no momento de se cortar as cutículas.

Muitos especialistas aconselham manter as cutículas ao invés de retira-las completamente, deixando para o alicate apenas aquela pele sobressalente. Com a ajuda de uma espátula esterilizada deve-se empurra-las e somente cortar o excesso, bem como aquelas pelinhas que insistem em permanecer ao redor da unha.

Certifique-se que os instrumentos estão devidamente esterilizados

Mas para aquelas que preferem uma unha bem feita, basta tomar alguns cuidados para manter as mãos sempre saudáveis, afinal uma unha bem feita passa a impressão de limpeza e suavidade. Se certifique que tanto os alicates como as espátulas estejam devidamente esterilizados de preferência usando-se uma estufa ou para quem não tiver uma, lavar bem os instrumentos com sabão e água sanitária. A maioria das contaminações ocorre através de alicates e espátulas que não foram esterilizados corretamente.

 Como evitar acidentes e o que fazer quando estes acontecem

Uma vez decidido tirar ou não a cutícula, não fique remexendo até sangrar. Essa é a regra. Respeite o limite que o corpo impõe. Se mesmo com cuidado ocorrer um acidente, deve-se lavar bem a região e aplicar um medicamento capaz de proteger o corte de infecções. O uso de removedores de cutícula é essencial. A ação emoliente dos removedores de cutícula facilita muito o trabalho fazendo com que a probabilidade de um corte diminua bastante, evitando assim futuros sangramentos e contaminações desnecessárias.

Como cuidar das cutículas, a importância da hidratação

As mãos e as cutículas costumam ressecar quando expostas a situações ou produtos que causam a perda de humidade  Produtos de limpeza, poluição, produtos químicos, ar condicionado, excesso de calor ou excesso de frio podem causar desidratação da pele bem como o temível ressecamento das cutículas. Por isso uma dica importantíssima é o uso de creme hidratante. Pode ser de qualquer tipo: para as mãos, para os pés ou para o corpo.

Hoje no mercado é fácil encontrar diversos produtos específicos para cuidar das cutículas, hidratantes, emolientes e nutricosméticos prometem hidratar e nutrir tanto as mãos como as cutículas. Manter a pele das mãos sempre hidratada faz com que as cutículas não ressequem formando aquela camada mais grossa que atrapalha muito na hora de pintar as unhas. Além disso, não existe nada mais prazeroso do que uma mão bem hidratada.

Receita caseira para amaciar as cutículas

Mas, para quem não quer usar um cosmético específico para o cuidado com as cutículas, fica aqui a receita caseira usada desde os tempos da vovó: Misture uma colher de chá de azeite de oliva extra virgem em um pouquinho de hidratante corporal comum. Passe uma pequena quantidade da mistura em cada um dos dedos, mirando principalmente a região das cutículas e espalhe por toda a mão antes de dormir, essa mistura vai manter a hidratação natural da pele deixando as mão e principalmente as cutículas sempre bonitas e hidratadas. Aprender como cuidar das cutículas não é uma tarefa difícil, depois tudo depende da prática, por isso comece a praticar e vai ver que dentro de pouco tempo tudo isto lhe parece coisa de criança.

Na categoria: Mãos e pés
Tags: , , , , , ,
Coloque esta página nos seus favoritos: permalink

Deixar uma resposta