Como eliminar a celulite

Como eliminar a celulite

A celulite é um mal comum e uma das grandes inimigas das mulheres. Apesar de também ocorrer nalguns corpos masculinos, a celulite assombra o mundo feminino. Estima-se que cerca de 90% das mulheres seja afectado por qualquer tipo de celulite, a partir da adolescência. Não é doença e muito menos é algo grave, mas o facto é que as pequenas ondulações na pele, ao qual damos o nome de celulite, são causa para uma auto-estima inferior e para a procura incessante de ter o corpo perfeito. O aspecto de casca de laranja na pele, causado pelo celulite, é totalmente diferente da pele suave e definida que as mulheres desejam ter.

O que é a celulite

O que caracteriza a celulite é a chamada degeneração do tecido gorduroso, que tem algumas deficiências na circulação. As covinhas são criadas através das salências da gordura hipodérmica na pele. Ou seja, a gordura localizada. Como o tecido adiposo da hipoderme se deposita em grandes feixes verticais, todos esses feixes separam-se através dos septos fibrosos, que existem na pele com celulite, e que separam as células gordurosas em grupos.

Este processo, localizado na hipoderme, provoca o temido efeito de “casca de laranja”. Apesar de falarmos em gordura localizada, este processo não acontece, necessariamente, a pessoas gordas. A celulite afecta pessoas gordas e magras, não se restringindo a um espectro da população. Desengane-se quem acha que uma pessoa gorda tem celulite, porque pode até não ter. O mesmo acontece com pessoas magras.

Porque é que surge a celulite

Para prevenir o aparecimento da celulite, é necessário, primeiro, perceber porque ela aparece. São várias as causas que podem ser atribuídas  como a hereditariedade ou as alterações hormonais, pois quando os níveis de estrogénio aumentam, o metabolismo entra em instabilidade, o que provoca as conhecidas alterações de peso.

Essas alterações podem ser provocadas pelo aumento de estrogénio ou pelas conhecidas dietas “yo-yo”. A constante irregularidade na manutenção do peso provoca celulite. Causas como a má circulação sanguínea e um estilo de vida pouco saudável (pouco exercício físico, sedentarismo e má alimentação) são também atribuídas ao aparecimento da celulite.

Algumas formas comprovadas para eliminar a celulite

Se prevenir já não é a solução, existem já algumas formas conhecidas na eliminação da celulite. Os cremes para eliminá-la não são um mito e são necessários, mas não são o suficiente. A redefinição é evidente após os primeiros dois meses, dependendo do creme usado. Alie o creme a uma dieta para eliminar a celulite e à prática de exercício regular. Actividades localizadas no rabo e nas pernas (locais onde a celulite é mais evidente) ajudam a redefinir a área muscular.

Ande de bicicleta e pratique natação. Durante o dia-a-dia, também pode realizar algumas actividades para eliminar o efeito casca de laranja. Se mora num prédio, por exemplo, evite usar o elevador e use as escadas, de forma a trabalhar a coxa. Quanto à alimentação, evite fritos, sal, gorduras e doces (não só vão ajudar no combate à celulite, como vão ajudá-la a perder os quilinhos a mais), inclua fibras na sua alimentação, beba 1,5 l de água por dia (a água ajuda a desintoxicar e a limpar o organismo) e evite refeições pesadas à noite. Em poucos meses, notará a diferença.

Na categoria: Corpo, Cuidados com a pele
Tags: , ,
Coloque esta página nos seus favoritos: permalink

Uma resposta para Como eliminar a celulite

  1. Gisela disse:

    muto bom, achei mto interresante;

Deixar uma resposta