Lipoescultura, cirurgia plástica para gordura localizada

Lipoescultura, cirurgia plástica para gordura localizada

A obtenção de um corpo perfeito é o ideal de muitas pessoas, existindo já um sem número de tratamentos, evasivos ou não, para o conseguir. A lipoescultura é um desses tratamentos, trata-se de um procedimento cirúrgico que permite redefinir formas em qualquer parte do corpo.

A lipoescultura consiste na aspiração de gordura localizada – lipoaspiração – em determinados locais do corpo dando às partes do corpo tratadas uma aparência mais atraente. Bem sabemos que, muitas vezes, essa gordura localizada origina celulite que se torna inestética mas, pode também, trazer problemas de saúde daí ser importante ter algumas precauções e cuidados como a nível alimentar e de actividade física podendo também recorrer-se a tratamentos específicos como a lipoescultura.

A lipoescultura tem como objectivo conseguir um corpo mais harmonioso através da lipoaspiração em algumas zonas corporais. Muitas vezes, é feita em várias partes do corpo ao longo do tempo para conseguir um corpo perfeito. Na lipoescultura é importante definir objectivos pelo diálogo com o profissional que a vai realizar pois existem zonas do corpo em que não é adequado reduzir toda a gordura, como as coxas por exemplo, em que pessoas diferentes irão escolher tamanhos diferentes.

Antes da realização da cirurgia o médico marca as zonas de modo a saber a quantidade de gordura que vai remover, depois um médico anestesiologista injecta na zona a tratar uma solução para relaxar a pele e os músculos e que impede hemorragias excessivas. O médico efectua a lipoescultura usando uma cânula com um sistema de vácuo incorporado e no decurso da cirurgia verifica se já removeu gordura suficiente.

Recuperação da Lipoescultura

Como qualquer procedimento cirúrgico a recuperação da lipoescultura leva o seu tempo e necessita de certos cuidados. É necessário o uso de roupas que exerçam pressão durante várias semanas com o intuito de reduzir o inchaço e para ajudar na contracção da pele e na eliminação de irregularidades.

Naturalmente, a dor será também uma fase da recuperação que se deve ter em conta pois, dependo das zonas tratadas e da sensibilidade da pessoa, a recuperação pode ser bastante penosa. Quem se submete a uma cirurgia desta natureza deve, de facto, estar preparado para enfrentar dor, desconforto e até algumas dificuldades na mobilidade por algum tempo. Se necessário, devem tomar-se analgésicos.

Para ajudar a reduzir o inchaço causado pela intervenção cirúrgica pode realizar-se massagem de drenagem linfática que poderá ajudar numa mais rápida recuperação. Com a utilização de técnicas mais antigas de lipoescultura apareceriam com mais frequência nódoas negras mas, ainda hoje, deve estar-se à espera que estas possam surgir. De qualquer forma uma atitude positiva leva a uma recuperação mais eficiente.

Lipoaspiração e Lipoescultura

A lipoaspiração consiste na eliminação de gorduras utilizando uma técnica de aspiração. Existem diversas técnicas como a lipoaspiração por VASER e a lipoaspiração Waterjet.
Como já foi referido, a lipoescultura é a lipoaspiração utlizada para obter uma forma mais agradável.

De facto, zonas como as coxas sem qualquer gordura seriam mesmo inestéticas. Pode, por isso, considerar-se a lipoescultura uma arte. Esta arte pode tornar-se um pouco difícil pois as soluções introduzidas no corpo e até a posição do paciente tornam mais difícil a avaliação do médico no decurso do procedimento cirúrgico.

Em particular com a técnica waterjet é possível aplicar uma anestesia local o que permite o movimento do paciente mas, também, é possível aplicar apenas um vasoconstritor para reduzir hemorragias e não se altera assim a forma da zona a tratar. Com esta técnica a lipoescultura torna-se mais eficaz.

Na categoria: Procedimentos cirúrgicos
Tags: , , , ,
Coloque esta página nos seus favoritos: permalink

Deixar uma resposta