Drenagem linfática, o que é e para que serve

Drenagem linfática, o que é e para que serve

A preocupação com a saúde e o bem-estar é um aspecto preponderante na vida de todas as pessoas. Assim, recorre-se com grande frequência tratamentos naturais e medicinas alternativas. A drenagem linfática é um desses tratamentos aos quais as pessoas têm recorrido com mais frequência. A linfa percorre o organismo humano através dum sistema constituído por vasos e nódulos que difere da circulação sanguínea pois não possui um órgão propulsor como o coração que bombeia o sangue. A linfa é um fluido extracelular e faz parte do sistema imunitário. Os vasos linfáticos têm como função captar e metabolizar toxinas e outros malefícios do corpo humano.

Como surgem os nódulos linfáticos

Facilmente se compreende que, quando não existe uma forma de bombear a linfa pelos vasos linfáticos, as toxinas e outros agentes patogénicos irão permanecer nas células dos vários órgãos do corpo ou já na linfa acumulando-se em zonas específicas. Essas zonas designam-se por nódulos linfáticos e aquando esse acumulação de toxinas podem até inchar e causar desconforto ou mesmo dor.

Em que consiste a drenagem linfática

A drenagem linfática consiste, simplesmente, em estimular os nódulos linfáticos bem como os vasos linfáticos a circularem activamente. Para tal, pode executar-se uma massagem específica dessas zonas por um especialista capacitado para o fazer. A massagem de drenagem linfática foca-se inicialmente nos nódulos linfáticos e, de seguida, percorre o circuito natural dos vasos linfáticos ajudando a que todas as toxinas e agentes patogénicos possam ser metabolizados e posteriormente eliminados. Todos estes agentes estariam a impedir o processo de purificação do organismo e poderiam prejudicar a saúde e o bem-estar da pessoa que sofre com esses bloqueios linfáticos. Inerentes a este sistema linfático estão outros sistemas orgânicos muito importantes como o sistema circulatório (a corrente sanguínea – que seria afectada na quantidade glóbulos brancos), o sistema respiratório, os músculos e o sistema endócrino.

Qual a vantagem da drenagem linfática

A drenagem linfática pode melhorar alergias, dores menstruais, constipações e até ajudar a eliminar células cancerígenas. A acumulação de toxinas pode até ser feita na forma de celulite e uma eficiente massagem de drenagem linfática pode até ajudar a eliminar as gorduras acumuladas em excesso nalgumas zonas específicas. A drenagem linfática traz vantagens a nível de saúde mas também a nível estético e até psicológico pois eliminando toxinas, gordura e outros agentes patológicos as pessoas sentir-se-ão muito mais saudáveis e felizes. Os resultados da drenagem linfática podem ainda ser potenciados associando boas práticas alimentares, dietas como por exemplo a dieta das calorias e de actividade física.

Na categoria: Tratamentos naturais
Tags: , , , , , , ,
Coloque esta página nos seus favoritos: permalink

Deixar uma resposta